Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012


      O FUTURO DOS PROCESSADORES


O Processador

 

Também conhecido como CPU ou UCP, o processador é peça fundamental nos computadores. Porém, estes podem ser encontrados não somente nos PCs, como também nos celulares, vídeo games, smartphones, tablets, dentre outros. Todos esses dispositivos precisam de processadores para funcionar. Ele responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas fazem uso.

 

Computação Quântica




Os processadores “quânticos” parecem ser mesmo o futuro da computação. A arquitetura atual, que consiste em construir processadores usando transistores, chegará ao seu limite dentro de poucos anos. Far-se-á necessária então uma arquitetura mais eficiente. Por que não substituir os transistores por átomos? Os processadores quânticos tem potencial para serem eficientes ao ponto de realizarem em poucos segundos o que os processadores atuais não poderiam nem em milhões de anos.
 

 

Desde o aparecimento do Intel 4004, o primeiro microprocessador do mundo, tem-se registrado um enorme aumento na velocidade de processamento. Para ter uma idéia, o i8088, o processador usado no XT, lançado em 79, tinha um poder de processamento estimado em apenas 0.25 megaflop, ou seja, apenas 250.000 operações por segundo. Um Pentium 100 já processa 200 megaflops, 200 milhões de operações, enquanto um Athlon de 1.1 GHz processa quase 10 gigaflops, 40 mil vezes mais rápido que o 8088. O problema é que todos os processadores atuais tem uma limitação em comum, são compostos por transistores. Fato este que nos aproxima cada vez mais dos limites físicos da matéria, para continuar avançando, será preciso abandonar o uso de transistores e partir para alguma estrutura mais eficiente. A tecnologia mais promissora para substituir os transistores ainda são os famosos processadores quânticos.

Os melhores no Mundo dos Games

 Ao longo do ano, diversas análises invadiram a web comparando essa CPU com novos modelos da AMD e da Intel.
  
Intel Core i7-2600k

Atualmente, o i7-2600k é o concorrente direto do AMD FX-8150. A diferença é que o produto da Intel conta com especificações mais modestas. Verifique abaixo as demais configurações desse monstro:

Frequência-padrão: 3,4 GHz
Turbo Boost máximo: 3,8 GHz
Memória cache L3: 8 MB
TDP: 95 W
Núcleos: 4
Threads: 8
Socket: LGA 1155
Memória suportada: DDR3 1333 MHz (canal duplo)


O Intel Core i7-2600k opera com frequência de 3,4 GHz, 200 MHz abaixo do processador mais recente da AMD. Ele tem apenas quatro núcleos, enquanto a CPU da concorrente conta com oito. Outras especificações sugerem a inferioridade do i7-2600k, o que não é comprovado na prática. Desde o lançamento desse novo modelo, os processadores AMD vêm batalhando para conquistar o posto de melhor desempenho.


 (Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Com a chegada dos novos i7, muitos testes vieram para averiguar se as novas CPUs realmente apresentavam desempenho absurdamente maior do que a geração antecessora. Não foi o caso, mas isso também não significa que a fabricante não lançou um produto aprimorado. Veja a diferença de desempenho entre o i7-2600k e o FX-8150:


Intel demonstra melhores resultados em jogos (Fonte da imagem: Reprodução/Toms Hardware



Intel Core i5-2500k

Seguindo de perto o alto desempenho dos processadores i7, o Intel Core i5-2500k vem para atender um público que pretende gastar razoavelmente e obter boa velocidade na maioria das tarefas. O grande diferencial da linha intermediária da Intel está na quantidade reduzida de threads, o que não afeta muito na execução de jogos. Veja as especificações dessa CPU:

Frequência-padrão: 3,3 GHz
Turbo Boost máximo: 3,7 GHz
Memória cache L3: 6 MB
TDP: 95 W
Núcleos: 4  
 (Fonte da imagem: Divulgação/Intel)
Threads: 4
Socket: LGA 1155
Memória suportada: DDR3 1333 MHz (canal duplo) .

Intel Core i5-2400

O último processador de nossa lista é o Intel Core i5-2400. Apesar de ser um pouco mais lenta, essa CPU aguenta tranquilamente os jogos mais recentes. A desvantagem aqui fica por conta da impossibilidade de realizar overclocks, apesar de que os 3,4 GHz em modo Turbo devem ser suficientes para executar tarefas pesadas.
Add caption

Frequência-padrão: 3,1 GHz
Turbo Boost máximo: 3,4 GHz
Memória cache L3: 6 M
TDP: 95 W 
Núcleos: 4
Threads: 4
Socket: LGA 1155
Memória suportada: DDR3 1333 MHz (canal duplo)


AMD FX-8150

Durante muitos meses, a AMD lançou informações, testes comparativos e notícias sobre a nova linha de processadores que estava preparando. A série AMD FX de codinome Zambezi, conhecida como Bulldozer, viria para abalar as estruturas da Intel. Depois de tanto esperar, os jogadores finalmente tiveram acesso à nova arquitetura da fabricante.


(Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

O AMD FX-8150 foi o principal representante dessa nova família de CPUs e realmente veio para brigar. Fabricado com tecnologia de 32 nm, esse novo monstro da AMD traz oito núcleos e opera na frequência de 3,6 GHz. Abaixo você confere todas as especificações do produto:

Frequência padrão: 3,6 GHz
Turbo Core padrão: 3,9 GHz
Turbo Core máximo: 4,2 GHz
Memória cache L2: 8 MB
Memória cache L3: 8 MB
TDP: 125 W
Núcleos: 8
Socket: AM3+
Memória suportada: DDR3 1866 MHz (canal duplo)
Os diversos testes divulgados na web, excluindo os oficiais da fabricante, mostram que o processador top da série FX se encaixa entre o Intel Core i5-2600k e o i7-2600k, tanto em desempenho quanto no quesito preço. Também fica claro que esse novo modelo é ótimo para trabalhar com aplicativos apropriados para múltiplos núcleos, mas não é tão bom quando se trata de softwares que usam um único núcleo.

AMD FX-8120
 

O segundo modelo mais potente da linha Zambezi é o FX-8120, um processador que também conta com oito núcleos e visa fornecer alto desempenho em jogos e programas de edição de vídeo. As especificações dessa CPU são as seguintes:

Frequência-padrão: 3,1 GHz
Turbo Core padrão: 3,4 GHz
Turbo Core máximo: 4,0 GHz     
Memória cache L2: 8 MB
Memória cache L3: 8 MB
TDP: 125 W
Núcleos: 8
Socket: AM3+
Memória suportada: DDR3 1866 MHz (canal duplo)

Nos diversos testes comparativos, o AMD FX-8120 fornece desempenho semelhante ou abaixo do obtido com o Intel Core i5-2500k. Em certas situações, como programas de múltiplos núcleos, ele tende a se sair melhor. Por ora, essa CPU pode não ser a melhor aposta, mas ela tem grandes chances de se superar em games lançados futuramente.

AMD Phenom II X4 980 Black Edition
 

Apesar de o foco da AMD ter sido a série FX, a fabricante não abandonou os investimentos no desenvolvimento da linha Phenom. Em 2011, a companhia lançou o processador com clock mais elevado de todos os tempos. Trata-se do Phenom II X4 980 Black Edition, modelo que opera na frequência de 3,7 GHz. Veja as demais especificações do produto:

Frequência-padrão: 3,7 GHz
Memória cache L2: 2 MB
Memória cache L3: 6 MB  
TDP: 125 W
Núcleos: 4
Socket: AM3
Memória suportada: DDR3 1333 MHz (canal duplo)

 

Venus, o Processador mais rápido 
do mundo da Fujitsu

 



Em uma conferência da Fujitsu, a Fujitsu Forum, ela anunciou o seu processador, que diz ser o mais rápido do mundo, o SPARC64 VIIIfx, ou popularmente chamdo apenas de Venus.
Testes feitos resultaram que o processador da Fujitsu é 2,5 mais rápido que o processador mais rápido da principal fabricante mundial, a Intel, com o i7. Para você ter uma noção dessa velocidade, ou não, o Venus apresenta 8 núcleos, sendo capaz de processar 128 gigaflops, o que representa 128 BILHÕES de cálculos por segundo.
E para agravar mais sua superioridade diante a Intel, o super processador consome apenas um terço de energia que o i7 consumiria.
O SPARC64 VIIIfx será usado somente para fins industriais e aplicações científicas, estudos meteorológicos e astronômicos.
Ah, isso é preconceito, por que meu Pentium 3 não é usado para fins científicos também? 


Fonte de pesquisa: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário